Talentoso e inovador, Horacio “El Negro” Hernandez dividiu palco com nomes como Carlos Santana, Stevie Winwood, Tito Puente e Jack Bruce, ex-Cream
Artista Evans e ProMark, o premiado baterista cubano acaba de realizar mais uma tour no Brasil, e o itinerário de 2024 passou por 6 cidades: 5 capitais nordestinas além da capital federal no centro-oeste.
Nascido em Havana, Horacio vem de família musical, pois avô era trompetista. Em casa, cercou-se de discos e, desde pequeno, inclinou-se para a percussão. A capital cubana, aliás, é conhecida pelo jazz afro-cubano, estilo que mistura improviso e ritmos caribenhos ao bebop — que, por sua vez, desenvolveu-se em território estadunidense nos anos 1940.
Vencedor de um Grammy, “El Negro” tocou com nomes como McCoy Tyner, Michel Camilo, Carlos Santana e Steve Winwood, além de ter feito parte da banda de Tito Puente, a Tropijazz All Stars, e de Jack Bruce, o lendário baixista do Cream, o supergrupo e power trio formado com Eric Clapton e Ginger Baker, nos anos 60’s.